Balde de água fria! O desfile do Carnaval da Mealhada, marcado para as 15:00 deste domingo, 15 de fevereiro, foi cancelado minutos antes de começar, quando o recinto já estava composto e as bancadas praticamente cheias.
A decisão apanhou todos de surpresa e gerou uma onda de indignação entre os visitantes — muitos vindos de longe.
Segundo a organização, o cancelamento deveu-se à previsão de mau tempo, mantendo-se, para já, os desfiles agendados para amanhã e terça-feira. No entanto, no momento em que o anúncio foi feito, não chovia e até se fazia sentir alguma amenidade no ar — facto que deixou o público ainda mais revoltado.
PUBLICIDADE
Entre os muitos descontentes estava Cecília Paradela, representante de um grupo de 50 pessoas que viajaram de Lamego numa excursão organizada propositadamente para assistir ao corso.
“Ainda ontem ligámos para saber se iam cancelar e disseram que não. E agora chegamos aqui e está tudo cancelado. São 50 pessoas que vieram de tão longe! Isto é incrível fazerem uma coisa destas. Estou mesmo desiludida. Estamos todos.”
O sentimento era partilhado por outros elementos do grupo. Maria José, que se estreava na Mealhada, não escondia a frustração:
“Era a primeira vez que vinha… e vai ser a última no Carnaval. A gente vir tão longe com os amigos e chegar aqui e está tudo em águas de bacalhau? Se estivesse a chover ainda se compreendia. Mas não está! Até está quente. Não se justifica.”
Também Maria Lamelas, igualmente vinda de Lamego, falava num verdadeiro “balde de água fria”:
“Vinha toda entusiasmada para ver o Carnaval aqui na Mealhada. Já estávamos dentro do recinto quando disseram que tinham cancelado. Foi um choque. Queríamos ver o João Baião, adoramos! Sou da SIC, gosto muito dele. Mas pronto…”
“Uma vergonha!” — é a expressão mais ouvida entre quem ficou nas bancadas, já compostas, quando foi feito o anúncio inesperado.
“Muita gente veio de fora e gastou dinheiro para nada”. Lúcia Viveiros, residente na Mealhada mas natural de Lisboa, não esconde a revolta.
“Não sei porque é que à última da hora cancelaram aqui o Carnaval. Muitas pessoas vieram de fora para cá ver e gastar dinheiro e afinal não foi para nada. Está tão bom, porque não fizeram?”
Para Lúcia, a decisão não faz sentido, sobretudo quando a previsão aponta para chuva nos próximos dias.
“Amanhã para desfilar está a chover e terça está a chover. Não acho justo. Então desfilavam hoje! Se era para cancelar, cancelavam há semanas antes, como os outros fizeram.”
“É uma festa tão característica aqui da Mealhada que acaba por até ficar mal a quem vem de tão longe. Nunca me lembro de a Mealhada cancelar assim.”
A revolta é transversal. Muitos visitantes que viajaram dezenas — e até centenas — de quilómetros garantem que confirmaram previamente que o desfile iria realizar-se. Ainda assim, cinco minutos antes da hora marcada, receberam a notícia que ninguém queria ouvir.