O Ministério da Saúde de Cabo Verde anunciou hoje que os anestésicos retidos em Lisboa devido às tempestades chegaram ao país na sexta-feira, permitindo reforçar o ‘stock’ e retomar as cirurgias programadas.
“O navio que transportava os gases anestésicos e que se encontrava atracado em Lisboa, chegou ao país na sexta-feira, permitindo assim o reforço do ‘stock’ e, consequentemente, a retoma normal das cirurgias programadas”, afirmou, em comunicado.
Na segunda-feira, o ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, tinha afirmado que o país enfrentava atrasos na chegada dos anestésicos, o que obrigou à redução das cirurgias não urgentes.
PUBLICIDADE
“Continuamos a realizar cirurgias, sobretudo as de urgência”, explicou na altura.
Desde o final de janeiro, Portugal tem enfrentado uma série de tempestades que causaram chuvas fortes, ventos, inundações, prejuízos materiais e mortes em várias regiões, levando o Governo declarar a situação de calamidade em dezenas de municípios e a anunciar pacotes de apoio à recuperação económica e social.
A situação meteorológica resultou ainda em interrupções de serviços essenciais, cortes de energia, cheias, destruição de infraestruturas e constrangimentos nos transportes, com impactos significativos nos portos.