Saúde

Bactérias oculares podem estar ligadas ao Alzheimer e à demência

Notícias de Coimbra | 48 minutos atrás em 15-02-2026

Um estudo recente publicado sugere que certas bactérias comuns nos olhos podem estar associadas ao declínio cognitivo e à doença de Alzheimer.

Investigadores do Cedars-Sinai, nos Estados Unidos, identificaram vestígios da bactéria Chlamydia pneumoniae no tecido retiniano, conhecida por causar infeções respiratórias.

Níveis mais elevados da bactéria pareceram correlacionar-se com degeneração cerebral mais avançada em doentes de Alzheimer. Embora não se comprove que a bactéria cause a doença, os resultados reforçam a ideia de que infeções crónicas podem contribuir para a neurodegeneração, escreve a ZAP.

PUBLICIDADE

Segundo a autora do estudo, Maya Koronyo-Hamaoui, o olho funciona como “substituto do cérebro”, e a presença da bactéria na retina pode refletir alterações cerebrais, oferecendo uma forma potencialmente não invasiva de identificar pessoas em risco.

Os cientistas alertam, no entanto, que ainda não se sabe se a bactéria tem um papel direto na progressão da doença ou se apenas se acumula com o envelhecimento e o enfraquecimento do sistema imunitário.