Mundo

Cão resgatado após ficar vários dias preso no canal do rio

Notícias de Coimbra | 3 horas atrás em 15-02-2026

Um cão de grande porte, com peso estimado entre 60 e 70 quilos, foi resgatado na sexta-feira do leito do Canal de Navarra, em Espanha, após ter ficado preso na infraestrutura.

De acordo com a Guardia Civil, o alerta foi dado por um cidadão que se apercebeu da presença do animal no canal, escreve o Notícias ao Minuto.

Quando chegaram ao local, os militares verificaram que se tratava de um mastim de grandes dimensões, visivelmente debilitado, apresentando sinais de exaustão e desnutrição, o que poderá indicar que estaria retido há vários dias.

PUBLICIDADE

Face ao peso do animal e às características do local — com paredes verticais e de difícil acesso — foi necessário solicitar o apoio de dois funcionários da infraestrutura hidráulica e dos bombeiros de Tafalla. As equipas improvisaram um sistema de cordas para conseguir descer até ao leito do canal e proceder à retirada em segurança.

Após o resgate, o cão foi estabilizado no local. As autoridades encontram-se agora a desenvolver diligências para identificar e localizar os seus tutores.