Região

Há cheias em Soure há 10 dias. Presidente da Câmara admite noites de muito trabalho devido a cheias

Notícias de Coimbra | 60 minutos atrás em 13-02-2026

Apesar de descidas recentes em alguns rios, o Presidente da Câmara Municipal de Soure afirmou esta tarde, 13 de fevereiro, que a situação continua grave em várias zonas do concelho, com níveis de água ainda preocupantes.

“Não estou nada descansado. Acabamos de saber a única boa notícia dos últimos minutos é que, apesar de tudo, estamos a baixar na Aguieira, mas o que é certo é que eu tenho neste momento níveis de cota de cheia na Granja do Ulmeiro que eu não tinha tido e em Soure a mesma coisa”, refere Rui Fernandes.

O presidente destacou que alguns territórios já sofrem com cheias há vários dias: “Em Soure, […] o que nos preocupa é o evento extremo que possamos ter no Mondego, mas eu tenho cheias no meu território há 10 dias.”

PUBLICIDADE

Relativamente à evolução da situação, acrescentou: “A última previsão é que a Aguieira está a baixar, portanto o que é certo é que tivemos chuvas nas últimas horas, que provavelmente ainda não chegaram à nossa bacia, mas mesmo do lado de Pombal, continua a encaixar muita água num território que já está fustigadíssimo por água nas últimas duas semanas.”

“Vai ser com certeza uma noite de muito trabalho, refere.