Primeira Página
O dia a dia de quem enfrenta as cheias e o isolamento em Montemor-o-Velho
Imagem: Pedro Medina
Devido à intensa subida do nível das águas do rio Mondego várias localidades do concelho de Montemor‑o‑Velho, desde Ereira a Lavariz, viram as estradas de acesso fortemente condicionadas ou inundadas, dificultando a circulação de veículos ligeiros e obrigada ao isolamento da população.
Perante esta situação excecional de cheias, o município reforçou o transporte de pessoas entre Ponte da Alagoa, Ponte de Verride e Ereira com lancha anfíbia dos Fuzileiros, garantindo a mobilidade dos residentes e acesso a serviços essenciais.
O transporte por lancha anfíbia funciona diariamente, entre as 8:00 e as 19:00, em rota contínua, com desembarque junto à igreja da Ereira — uma solução que oferece maior capacidade e conforto face às condições adversas. Contudo, esta manhã, devido a uma avaria técnica a lancha não está a funcionar e o transporte foi temporariamente suspenso.
PUBLICIDADE
Durante a noite, entre as 20:00 e as 0:00, o serviço é assegurado por um bote dos Fuzileiros no percurso entre a Ponte da Alagoa, a Ponte da Ereira e Santa Eulália, garantindo também apoio fora do horário principal.
Para situações de emergência, uma embarcação dos Bombeiros Voluntários de Montemor‑o‑Velho permanece 24 horas por dia na Ereira, junto à igreja, pronta a intervir, enquanto um camião pesado todo‑terreno do Exército continua a assegurar a ligação terrestre em trechos onde ainda é possível.













You must be logged in to post a comment.