Coimbra

Veja quais são as zonas de Coimbra (e não só) em risco de inundações

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 horas atrás em 13-02-2026

Num momento em que a temporada de tempestades continua a fustigar Portugal, a Google lançou uma ferramenta inovadora para ajudar os cidadãos e autoridades a antecipar zonas com risco elevado de cheias e inundações.

A aplicação, Flood Hub, integra dados meteorológicos em tempo real com modelos avançados de inteligência artificial para antecipar onde a água pode transbordar e até quão profunda pode ficar em zonas de inundação.

A plataforma combina dois sistemas principais: um modelo hidráulico, que prevê quando e onde rios e cursos de água podem transbordar e um modelo de inundação, que projetará graficamente a presença da água num mapa interativo.

PUBLICIDADE

A vantagem, segundo os criadores, é que estes mapas podem oferecer até sete dias de antecipação, dando tempo para preparar bens, veículos ou até considerar evacuações preventivas em áreas de risco.

A plataforma é acessível diretamente pelo navegador — sem necessidade de instalar aplicações ou pagar subscrições — e mostra níveis de perigo por cores no mapa, do baixo ao extremo, ajudando a planear deslocações ou precauções antecipadas.