O Museu do Queijo, no concelho da Covilhã, apresenta no dia 22 um novo produto gastronómico, um chocolate com coração de queijo de ovelha de cura superior a um ano, explicou à Lusa o coordenador do equipamento.
Pedro Silveira, que é também o presidente da Junta de Freguesia de Peraboa, onde está instalado o Museu do Queijo, afirmou-se satisfeito com o resultado da criação, que considera “um remate perfeito de qualquer refeição”.
Na prova que já fez, testou o bombom com vários acompanhamentos e considera que “casa bem com café, mas também com uma boa infusão, com vinho do Porto ou com uma aguardente velha”. Admitiu, ainda assim, que “cada um, de acordo com o seu palato, decidirá como lhe sabe melhor”.
PUBLICIDADE
A equipa que desenvolveu o bombom de chocolate com queijo demorou dois meses a conseguir o produto: “O desafio foi lançado à Casa da Ponte, de Alcongosta, no concelho do Fundão, que já produz o bombom de chocolate com cereja da região, e à queijaria Braz, de Peraboa”, revelou Pedro Silveira.
A Casa da Ponte pôs a experiência de Luís Martins a trabalhar o chocolate de forma artesanal e a empresa Braz participou com o seu queijo.
“O resultado foi fantástico. Tentámos vários queijos, todavia o que melhor combinou com o chocolate foi o queijo pão, de ovelha, com uma cura superior a um ano, ou seja, o mais seco e estaladiço”, acrescentou Pedro Silveira.
O coordenador do museu está confiante em que “este bombom de chocolate com queijo de ovelha vai ser um sucesso”.
Pelo menos para já, a venda decorre na loja do museu, para “sentir a reação do público a este chocolate que concilia diversos sabores”.
O objetivo é “fazer do Museu do Queijo um roteiro obrigatório ligado à pastorícia e ao queijo”.
O espaço abriu portas em 2011 e ao longo destes 15 anos tem promovido a história de um dos mais característicos produtos da Beira Baixa, mostrando a sua evolução e o ciclo de produção, desde o prado ao pão.