Coimbra

Cheias: Nesta freguesia de Coimbra vive-se “um dia de cada vez”

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 horas atrás em 12-02-2026

O Notícias de Coimbra esteve esta manhã, 12 de fevereiro, no Beco dos Laranjais, em São do Campo, onde os moradores enfrentam momentos de grande apreensão devido à subida das águas após o rebentamento de um dique na margem direita do Mondego.

A noite foi passada em claro pelos habitantes do beco, preocupados com o risco de inundação. “Ligaram-me eram 19:30, mas eram 21:00 quando saímos. O meu marido saiu primeiro, eu fui a última a sair”, contou Maria do Céu, residente da zona, referindo a ordem de evacuação que obrigou a saída de várias famílias.

Maria do Céu explicou o esforço que foi necessário para proteger os bens: “O meu gerro ajudou-nos a levantar os eletrodomésticos, que estavam mais baixos, com medo que subisse a água. A Vitória foi-me ajudar também a levantar o sofá. Ou seja, tem a casa toda virada do avesso.”

PUBLICIDADE

Apesar do desalojamento, os moradores mantêm a esperança de que os danos sejam minimizados. “Está tudo calmo ainda. Um dia de cada vez”, disse Maria do Céu, explicando que se refugiou na casa da filha em Ansan, onde se sentiu mais segura.

O ambiente é de cautela permanente. “Quando tive a informação que o dique no Mondego rebentou, foi um bocadinho duro. Achava que desta vez São João do Campo poderia afogar-se. Foi muito complicado”, confessou Maria do Céu.

(EM ATUALIZAÇÃO)