A vila de Montemor-o-Velho enfrenta, nos últimos dias, preocupações crescentes devido ao aumento do nível das águas na região.
Uma das lojas de frágeis à entrada da vila tem estado em constante preparação, adaptando o espaço para minimizar danos caso a água suba até um metro e meio.
Célia Mourão, funcionária do estabelecimento, explicou: “Tirámos tudo das prateleiras a uma altura considerável para que, caso a água entre, não haja problemas. Tivemos de remover quase tudo até cerca de um metro e meio, porque não sabemos a que altura a água pode chegar.”
PUBLICIDADE
A preocupação aumentou com a notícia de que o dique rebentou. Célia acrescentou: “Quando recebemos a notícia ficámos ainda mais preocupados. Tivemos de tirar os sistemas informáticos e as partes do escritório.”
A loja possui duas entradas, e enquanto a parte frontal está protegida com esferovite, a água na parte de trás já se aproxima do degrau de entrada.
Célia recordou a memória da grande enchente de 2001: “A água subiu muito mais rápido. Na altura, nem tivemos tempo de tirar as coisas das prateleiras. Agora já houve tempo para organizar tudo, mas o desespero mantém-se porque estamos dia a dia à espera que a água chegue.”
(EM ATUALIZAÇÃO)