Primeira Página

Luciana Abreu ajuda famílias fustigadas pela tempestade na Figueira da Foz

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 horas atrás em 12-02-2026

A cantora e atriz Luciana Abreu recorreu às redes sociais para dar conta de uma iniciativa solidária destinada a apoiar populações afetadas pelas recentes intempéries em Portugal.

Enquanto rainha do Carnaval da Figueira da Foz, a artista diz sentir uma responsabilidade acrescida de proximidade para com quem mais precisa.

“Ser rainha do carnaval da Figueira da Foz permite-me, neste momento, estar mais próxima desta população também tão fustigada pelas intempéries que assolaram o nosso país”, escreveu, sublinhando que a ajuda individual pode fazer a diferença: “Como não podemos chegar a todos os cantos de Portugal, se cada um fizer aquilo que tem oportunidade de fazer, conseguiremos chegar ao máximo de pessoas possível.”

PUBLICIDADE

A iniciativa começou com um levantamento das necessidades mais urgentes. “Pedi à Rosa Batista (Presidente da Junta de Freguesia de Buarcos) que, junto da população, fizesse o levantamento de bens de primeira necessidade que estivessem a precisar de imediato”, explicou.

Depois de identificados os bens essenciais, a atriz reuniu um grupo de amigos e familiares para avançar com as compras e entrega dos produtos. “Depois de ter essa lista, com a ajuda de um grupo de amigos (…) fomos comprá-los e trouxemo-los para a Figueira da Foz. Esta é uma ajuda singela, embora considere que se conseguirmos ajudar uma pessoa que seja, já valeu a pena.”

A artista acredita, contudo, que o apoio chegará a mais pessoas: “Creio que conseguiremos ajudar não uma, mas várias famílias.”

Apesar do contexto difícil, Luciana Abreu destaca a força da comunidade. “O carnaval, por cá, poderá não ter a alegria dos últimos anos, mas mostrará, com certeza, a resiliência deste povo maravilhoso e de todos os portugueses.”

A ação solidária não fica por aqui. A cantora revelou ainda que está a preparar uma nova entrega de bens: “Agora (…) vamos voltar a encher o carro de produtos para Alcácer do Sal. FÉ.”