Um troço da Autoestrada 1 (A1) desabou hoje à noite na sequência do rompimento do dique nos Casais, em Coimbra, adiantou à Lusa fonte da Brisa.
Fonte da concessionária indicou que o abatimento ocorreu na placa sobre o aterro que dá acesso ao viaduto naquela zona.
“Para nós é um grande transtorno. Estamos a falar de algo muito grave que interrompe o trânsito entre Coimbra Norte e Coimbra Sul, o que irá implicar uma alteração profunda da circulação”, afirmou Ana Abrunhosa à CNN.
PUBLICIDADE
A autarca revelou que Coimbra já uma cidade com grande movimento de trânsito e será ainda mais afetada pela interrupção da A1.
Sobre o prazo para a reabertura da Autoestrada, Ana Abrunhosa indicou que “é impossível saber quando a A1 vai reabrir”, ressaltando a complexidade da situação.
O incidente ocorreu ao quilómetro 191, na zona dos Casais, em Coimbra, onde o dique rebentou, causando o desabamento na plataforma da autoestrada. Até que a estrada seja restaurada, a GNR recomenda o uso do Itinerário Complementar 2 (IC2) como alternativa.
A população é orientada a manter a precaução nas vias de circulação e a procurar rotas alternativas, enquanto as autoridades lidam com as consequências desta grave situação.