Crimes

PJ entrega peças arqueológicas ao Estado mexicano

Notícias de Coimbra | 3 horas atrás em 11-02-2026

A Polícia Judiciária vai proceder à entrega oficial ao Estado mexicano de três peças arqueológicas de valor histórico e estético, recuperadas em território nacional, numa cerimónia a realizar na Embaixada do México, no dia 12 de fevereiro, pelas 11:00, em colaboração com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Trata-se da primeira restituição de património arqueológico pré-hispânico de Portugal ao México, reflexo da colaboração institucional e do compromisso partilhado na luta contra o tráfico ilícito de bens culturais.

As peças restituídas – uma figura feminina da cultura do Ocidente do México, vinculada a rituais de fertilidade; um vaso policromo maia do período Clássico; e uma urna zapoteca que representa o deus Cocijo – destacam-se pelo seu valor histórico, estético e simbólico. A sua recuperação pela Polícia Judiciária facilita a reconstrução de contextos sociais e religiosos fundamentais para a história do México.

PUBLICIDADE

Durante a cerimónia serão apresentado detalhes sobre todo o processo de recuperação, os critérios de autenticação e a relevância académica, histórica e cultural das peças.

Na conferência de imprensa participam o Diretor Nacional da Polícia Judiciária, Luís Neves, o Diretor da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo da Polícia Judiciária, João Oliveira, a Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Embaixadora Florbela Paraíba, o Embaixador do México em Portugal, Bruno Figueiroa, e, remotamente, a arqueóloga mexicana Aline Lara, integrante do grupo de investigação Atlas (HUM694) da Universidade de Sevilha.