O município da Figueira da Foz, no litoral do distrito de Coimbra, encerrou hoje ao trânsito a Estrada Nacional 347, que liga a freguesia de Santana ao concelho de Montemor-o-Velho, devido ao excesso de água.
A ligação, que dava acesso também à Autoestrada 14, em Montemor-o-Velho, tem como alternativa a ligação por Quinhendros, Gatões e Ferreira-a-Nova, disse à agência Lusa o vereador Manuel Domingues.
A anterior ligação, que passava por Maiorca, foi cortada devido ao excesso de água da ribeira de Foja.
PUBLICIDADE
O vereador Manuel Domingues adiantou ainda que, na manhã de hoje, não existem povoações em risco com a subida do leito do rio Mondego
A A14 mantém-se cortada nos dois sentidos entre os nós de Montemor-o-Velho e da A17 no sentido Coimbra – Figueira da Foz.
Quinze pessoas morreram em Portugal desde 28 de janeiro na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.
As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.
O Governo prolongou a situação de calamidade até domingo para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.