Escolas

Mau tempo fecha Escolas em Soure

Notícias de Coimbra | 4 horas atrás em 10-02-2026

 As escolas do concelho de Soure, no distrito de Coimbra, estarão encerradas na quarta-feira, devido ao agravamento das condições meteorológicas nas próximas horas, informou hoje o presidente da Câmara Municipal de Soure, Rui Fernandes.

“Temos uma previsão de agravamento das condições meteorológicas nas próximas horas, no momento em que já temos um caudal de cheia muito significativo. Assim, tomámos a decisão de encerrar as escolas”, destacou.

Num vídeo difundido na rede social Facebook, há cerca de uma hora, o autarca revelou que a decisão foi tomada em coordenação com todos os órgãos de proteção civil.

PUBLICIDADE

“Queremos que esta maneira seja a forma mais segura de encararmos a próxima noite e o dia de amanhã [quarta-feira], onde de facto temos uma previsão muito severa em relação às condições meteorológicas”, justificou.

Rui Fernandes pediu ainda, aos munícipes que estão perto da situação dos leitos de cheia, para fazerem “um esforço suplementar” para salvaguardarem os seus bens e para que não correrem riscos desnecessários.

“É ainda tempo de continuarmos vigilantes, de sermos resilientes a estas cheias que têm sido tão dolorosas para todos nós”, concluiu.

Quinze pessoas morreram em Portugal desde 28 de janeiro na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

CMM // JEF.