O Centro de Tratamento com dispositivo de Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina – adultos (CT-PSCI-adultos) do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SEDM) da Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS de Coimbra) colocou 251 dispositivos durante o ano de 2025. Atualmente, 465 pessoas com diabetes tipo 1 (DM1) estão em seguimento, das quais 374 (80%) utilizam Sistemas Automáticos de Administração de Insulina (SAAI).
Para além disso, o CT-PSCI-adultos acompanha anualmente cerca de 10 grávidas com DM1 em tratamento com perfusão subcutânea contínua de insulina (PSCI).
“Ao longo deste ano verificou-se um aumento expressivo na utilização de SAAI, de 18% para 80%. Este crescimento reflete um grande empenhamento da equipa, procurando assim dar cumprimento à Portaria n.º 18/2025/1, de 21 de janeiro, que estabelece a comparticipação a 100% dos SAAI para pessoas com DM1 com indicação clínica, no âmbito do Serviço Nacional de Saúde e o disposto no artigo 217.º da Lei n.º 45-A/2024, de 31 de dezembro que promove o acesso equitativo a tecnologias avançadas em diabetes”, explica Leonor Gomes, Diretora do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo.
PUBLICIDADE
Segundo a responsável, “para além da melhoria do controlo metabólico e da redução do risco de complicações, as pessoas com diabetes tipo 1 e seus familiares que usam esta tecnologia demonstram uma enorme satisfação pela melhoria acentuada da sua qualidade de vida, o que muito motiva o trabalho dos profissionais envolvidos”.
O CT-PSCI-pediatria da Unidade de Endocrinologia, Diabetes e Crescimento do Hospital Pediátrico de Coimbra tem em seguimento 199 crianças e adolescentes com DM1 em tratamento, 177 (90%) dos quais com SAAI. No ano de 2025 foram colocadas 110 SAAI e no ano de 2026 prevê-se a aplicação dos restantes SAAI de modo a terminar com a lista de espera.
No total, o CT-PSCI da ULS de Coimbra assegura o acompanhamento de 664 pessoas com DM1 em tratamento com PSCI, das quais 551 (83%) utilizam SAAI. Apesar dos progressos, mantém-se uma lista de espera com cerca de 200 pessoas.