Coimbra

“Já estive cheias, mas nada como hoje”: Ribeira fora de controlo semeia caos em Eiras

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 horas atrás em 10-02-2026

Na manhã desta terça-feira, 10 de fevereiro, ficou marcada pelo susto em Eiras, onde a subida repentina da água levou a ribeira a galgar as margens e a invadir várias casas, o que provocou elevados prejuízos materiais e momentos de grande aflição entre os moradores.

Carla, residente numa das habitações afetadas, descreveu o impacto do sucedido ao Notícias de Coimbra: “Eu já estive cheias, mas nada como hoje.”

A mãe contou que foi alertada por uma vizinha: “O ribeiro é capaz de galgar, porque está mal.” Quando tentou regressar, já era tarde: “Cheguei cá, mas já não conseguimos entrar.”

PUBLICIDADE

Os estragos são significativos. “Muitos estragos. Elétrica, eletrodomésticos, sofás… Foi tudo. Roupas… Foi tudo por água abaixo.”

Perante a emergência, foi necessário pedir ajuda. Apesar do cenário de destruição, a solidariedade destacou-se entre os vizinhos. “Os moradores são muito bons. Tudo veio ajudar… “.

A casa afetada permanece agora em processo de limpeza, com o apoio da comunidade, depois de uma manhã que os moradores dificilmente irão esquecer.