Desporto

Sporting impede entrada de jornalista num jogo da Liga

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 09-02-2026

O CNID – Associação de Jornalistas de Desporto acusou hoje o Sporting de impedir a entrada de um jornalista do jornal “O Jogo” no Pavilhão João Rocha, no sábado, para um jogo da Liga de basquetebol.

“O Sporting impediu, sem qualquer razão legal, a entrada de uma jornalista de O Jogo para a cobertura da partida do Campeonato Nacional de Basquetebol do passado sábado”, nota o CNID em comunicado assinado pelo presidente, Manuel Queiroz.

Segundo este organismo, “é grave que um clube com a grandeza do Sporting tome atitudes deste jaez, ilegais, sem sentido”, sem que tenha “vindo a público retratar-se” nas últimas 48 horas.

PUBLICIDADE

“O CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto não pode deixar de denunciar este grave atropelo à lei e à democracia, denúncia que obviamente fará chegar às entidades competentes. Não se podem aceitar proibições não ditadas pela lei”, acrescenta o texto.

Contactado pela Lusa, o clube ‘verde e branco’ remeteu esclarecimentos para mais tarde.

Numa nota editorial hoje publicada, O Jogo fez saber do envio de uma queixa à Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC), ao Sindicato dos Jornalistas (SJ) e à Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) quanto ao impedimento da entrada da jornalista Catarina Domingos no pavilhão, para o Sporting-FC Porto (76-82).

“É uma atitude grave, que será merecedora de exposições para órgãos de supervisão que, naturalmente, não deixarão passar em claro este inqualificável abuso de poder”, pode ler-se num editorial do diretor, Nuno Vieira, que relaciona o caso com notícias sobre o capitão da equipa de futebol ‘leonina’, Morten Hjulmand.