Região

Figueira da Foz promove reuniões pelas freguesias para divulgar medidas de apoio

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 horas atrás em 09-02-2026

Imagem: Tiago Silva

A Câmara da Figueira da Foz iniciou hoje sessões informativas junto da população do concelho para dar a conhecer as medidas de apoio em vigor para acudir aos prejuízos causados pela depressão Kristin.

As reuniões vão prolongar-se até quarta-feira, abrangendo todas as freguesias deste concelho do litoral do distrito de Coimbra, que sofreu muitos estragos provocados pela passagem daquela tempestade na madrugada de 28 de janeiro.

“As sessões têm o propósito esclarecer dúvidas, apoiar os processos de candidatura aos diferentes apoios disponíveis e assegurar que todos os munícipes/fregueses e entidades afetadas, dispõem de informação necessária para aceder às medidas previstas”, avançou o município, em comunicado.

PUBLICIDADE

As primeiras reuniões realizaram-se esta manhã nas sedes das juntas de Freguesia de Alqueidão e São Pedro, prosseguindo durante a tarde nas freguesias de Paião, Marinha das Ondas e Tavarede.

Quinze pessoas morreram em Portugal desde 28 de janeiro na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.