Portugal

Cratera abre-se no chão e “devora” homem que dava passeio à beira-mar

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 horas atrás em 09-02-2026

Na manhã desta segunda‑feira, 9 de fevereiro, um homem de 68 anos caiu para dentro de uma cratera que se abriu repentinamente no solo na zona da Senhora da Rocha, no concelho de Lagoa, no Algarve, durante uma caminhada na área que dá acesso à praia local.

O piso abateu devido ao excesso de água no solo, o que criou um buraco no chão enquanto a vítima passava. Apesar dos ferimentos sofridos na queda, o homem conseguiu pedir ajuda através do seu telemóvel, tendo sido resgatado por equipas dos bombeiros de Lagoa e posteriormente transportado de urgência para o hospital, descreve o Correio da Manhã.

Devido à instabilidade do terreno, a Polícia Marítima isolou o local e também algumas áreas adjacentes como medida de segurança, alertando para o risco de novos abatimentos.

PUBLICIDADE

As causas exatas do colapso do solo estão ainda a ser avaliadas pelas autoridades, mas o excesso de água no subsolo é apontado como fator determinante para a formação da cratera.

As equipas de proteção civil e forças de segurança mantêm‑se no terreno a monitorizar a estabilidade da zona e a garantir que não haja outros riscos para peões ou veículos.