Portugal vive este domingo, 8 de fevereiro, um dia decisivo. De norte a sul do país, os portugueses dirigem-se às urnas para escolher o novo Presidente da República, num ato eleitoral marcado pelo mau tempo, por zonas afetadas por cheias e por um clima político particularmente tenso.
Em Coimbra, à saída da Escola Secundária José Falcão, o eleitor António José Campos falou sem rodeios sobre o momento político que o país atravessa. “Esta eleição trata-se, do meu ponto de vista, de uma coisa muito simples: escolher a democracia ou a não-democracia”, afirmou.
PUBLICIDADE
O eleitor defendeu ainda que estas eleições têm um peso diferente das anteriores. “É entre uma perspetiva de bom senso na governação do país (…) e, desculpa a expressão, a bandalheira total. A bandalheira total”, reforçou.
O ato eleitoral acontece num contexto de condições meteorológicas adversas em várias regiões do país. Algumas localidades enfrentaram cheias, estradas cortadas e populações isoladas.
Ainda assim, António José Campos acredita que o impacto na participação poderá ser limitado. “Penso que não. Tivemos uma janela de tempo que permite às pessoas deslocarem-se às assembleias de voto”, disse, defendendo ao mesmo tempo o adiamento nas zonas mais afetadas: “Acho muito bem que seja adiado. Há localidades que não têm mínimas condições”.
Apesar das dificuldades, o eleitor mostrou confiança na capacidade dos portugueses enfrentarem momentos difíceis. “O povo português é resiliente, a história assim o demonstra”, afirmou, reconhecendo, no entanto, algum afastamento dos cidadãos da política.
Sobre o atual clima político, deixou um aviso claro: “Há uns que são pelo sistema, outros dizem-se antissistema, mas estamos todos no sistema. E o sistema, de facto, é a democracia que deve ser salvaguardada”.
António José Campos deixou ainda críticas à forma como algumas entidades lidam com situações de crise. “Só espero que, de uma vez por todas, as instituições aprendam a pôr as coisas no terreno como deve ser (…) e não um jogo de compadrios e casinhas e birras entre vários organismos”.