Vamos

Leiria cancela desfile de Carnaval

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 horas atrás em 07-02-2026

Imagem: depositphotos.com

A Câmara Municipal de Leiria anunciou hoje o cancelamento do desfile de Carnaval, que reunia habitualmente cerca de 1.300 crianças dos estabelecimentos de educação pré-escolar e escolas do 1.º ciclo, devido ao mau tempo.

PUBLICIDADE

publicidade

O desfile estava previsto para a próxima sexta-feira, nas ruas do centro da cidade, mas foi cancelado dadas as consequências da depressão Kristin, que afetou gravemente o concelho.

PUBLICIDADE

“Perante as condições meteorológicas adversas e atendendo à necessidade de garantir a segurança e o bem-estar das crianças, da comunidade educativa e do público em geral, a autarquia considerou não estarem reunidas as condições necessárias para a realização do evento”, refere uma nota de imprensa da autarquia enviada à agência Lusa.

Lamentando “eventuais constrangimentos causados aos estabelecimentos de ensino, às famílias e à comunidade”, o município agradece a “compreensão de todos relativamente a esta decisão, assente em critérios de prudência e responsabilidade”.

“A autarquia continuará empenhada na promoção de iniciativas educativas, culturais e lúdicas dirigidas à comunidade escolar, que serão oportunamente divulgadas”, acrescenta.

Catorze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.