O município de Penacova organiza, entre 28 de fevereiro e 8 de março, o festival gastronómico “Penacova à Mesa”, iniciativa que pretende valorizar a gastronomia local associada às tradições ribeirinhas dos rios Mondego e Alva, anunciou hoje a autarquia.
O evento envolve mais de uma dezena de restaurantes, que durante o período do festival apresentam menus dedicados aos produtos endógenos da região. Entre os estabelecimentos aderentes estão o Bar do Reconquinho, Côta D’Azenha, El Sonho, Hotel Rural Quinta da Conchada, Mondego, O Cantinho, O Casimiro, O Cortiço, Panorâmico: Visão e Sabor, Portas da Serra e Tasquinha do Clides.
PUBLICIDADE
Embora a lampreia seja tradicionalmente o prato mais emblemático da época, o município sublinha que a oferta gastronómica do concelho vai além deste produto, sobretudo num contexto de escassez. Assim, o festival destaca também especialidades como peixinhos do rio, enguias e sável, bem como a doçaria conventual do Mosteiro de Lorvão, uma das referências doces da região.
O presidente da Câmara Municipal de Penacova, Álvaro Coimbra, afirmou que “a gastronomia é um elemento essencial de promoção do território e tem um peso significativo no setor do turismo que, nos últimos anos, tem crescido de forma significativa, em vários parâmetros: dormidas, novos alojamentos, etc. O festival “Penacova à Mesa” é um convite para conhecer os nossos pratos mais tradicionais e, ao mesmo tempo, explorar as nossas paisagens fantásticas.”

You must be logged in to post a comment.