Primeira Página

Cheias castigam Montemor-o-Velho com casas e garagens inundadas

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 35 minutos atrás em 05-02-2026

A urbanização do Taipal, em Montemor-o-Velho, enfrenta problemas graves devido às cheias, com várias habitações já inundadas, incluindo garagens com mais de um metro de água.

PUBLICIDADE

publicidade

Bruno Rodrigues, presidente da União das Freguesias explicou a situação: “Temos 3, 4 vivendas que efetivamente já têm as suas garagens inundadas. Houve medidas de prevenção, os bens foram retirados para patamares superiores, e por enquanto temos a cheia controlada. Parece-nos, a olho nu, que desde as 11:00 baixou um bocadinho, e é sempre um bom sinal que dá esperança aos habitantes.”

PUBLICIDADE

Apesar das precauções tomadas pelos habitantes, a água conseguiu entrar em algumas habitações. “Mesmo com todos os cuidados, a água conseguiu entrar, até porque a altura é bastante considerável. Implementaram um sistema de bombagem para retirar a água e devolvê-la aos campos de cultivo”, explicou Bruno Rodrigues.

O responsável destacou ainda o apoio da Junta de Freguesia às populações: “Preparamos-nos, fomos prevenidos e avisados com oito dias de antecedência que este tipo de situações poderia ocorrer. Mas estamos junto das populações para mostrar que podem contar connosco para tudo o que possa ainda acontecer.”

Bruno Rodrigues aproveitou também para expressar solidariedade às populações de outras regiões afetadas: “Quero deixar uma palavra de apoio às famílias que perderam entes queridos e às populações que estão a passar pelo mesmo no Vale do Mondego. Um abraço forte e coragem para todos.”