Mundo

Veterinária é despedida por resgatar cão durante tempestade

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 05-02-2026

Uma técnica veterinária da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, está a ser julgada depois de ter resgatado um cão que havia sido abandonado. A profissional, que acabou por ser despedida devido ao caso, está acusada de ter mantido o animal em casa e de ter interferido no trabalho das autoridades locais.

PUBLICIDADE

publicidade

Em declarações emocionadas nas redes sociais, a técnica revelou o impacto desta situação na sua vida: “Esta situação partiu-me completamente de maneiras que nunca imaginei. Eu só estava a tentar ajudar um cachorro que estava a sofrer, com frio e a precisar de ajuda. Aja por compaixão, instinto e amor por um animal que não conseguia defender-se. Ser acusada injustamente por fazer o que acreditava ser o correcto causou-me uma dor emocional profunda que ainda carrego”.

PUBLICIDADE

O cão tinha sido abandonado por outra pessoa à porta da casa de um vizinho, em mau estado, e a técnica decidiu acolhê-lo temporariamente, considerando que seria mais seguro mantê-lo consigo do que enviá-lo para um abrigo.

“Ser punida por tentar proteger um cão vulnerável deixou-me devastada, confusa e traída por um sistema que deveria valorizar a vida e a bondade. Nunca agi com malícia ou intenção egoísta. Aja porque não podia afastar-me e deixar um animal sofrer”, acrescentou.

A situação provocou uma onda de apoio nas redes sociais, com várias pessoas a solidarizarem-se com a técnica e a ajudá-laa cubrir as despesas judiciais através de uma página de angariação de fundos.

A profissional reforçou ainda a sua convicção em relação à sua atitude: “O que mais dói é que eu faria a mesma escolha de novo se isso significasse salvar uma vida, mas agora tenho de carregar as cicatrizes emocionais de ser castigada por fazer aquilo que a minha consciência exigia. Esta experiência mudou-me para sempre”.