Coimbra

Cabouco inundado e pessoas retiradas de casa

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 horas atrás em 05-02-2026

A aldeia do Cabouco, em Coimbra, encontra-se esta manhã, 5 de fevereiro, totalmente inundada, depois do transbordo do Rio Ceira, que deixou ruas e casas alagadas.

PUBLICIDADE

publicidade

As autoridades retiraram as pessoas das zonas mais críticas, mas ainda se regista forte corrente de água em várias habitações.

PUBLICIDADE

No local estão os Bombeiros Sapadores de Coimbra, que mobilizaram um barco de salvamento e veículos de apoio, caso seja necessário proceder a evacuações adicionais. Muitas habitações estão protegidas com sacos de areia e pedras, na tentativa de impedir a entrada de água.

Trata-se de uma zona habitualmente vulnerável a cheias, que está a sofrer um dos piores episódios dos últimos anos. Várias estradas no concelho encontram-se cortadas, incluindo os túneis da Marmoleira, a Estrada Nacional 17 junto à Quinta da Portela e a Estrada da Espertina. Além da água, registam-se rajadas fortes de vento, que dificultam ainda mais a circulação.

A Câmara Municipal de Coimbra anunciou que será feito um ponto de situação às 1:00, com o objetivo de avaliar os danos e coordenar as operações de socorro. As equipas de proteção civil, segurança e serviços municipais mantêm-se em alerta e prontas para intervenção, garantindo a segurança da população.