Região

Penacova disponibiliza autocarro após derrocada na N110

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 03-02-2026

Imagem: IP

A empresa IP – Infraestruturas de Portugal anunciou que vai manter a estrada 110, entre Penacova e Coimbra, encerrada ao trânsito.

PUBLICIDADE

publicidade

Numa reunião realizada esta tarde na Câmara de Penacova, o gestor regional da IP, Nuno Gama, explicou que, após avaliação no terreno, os técnicos concluíram que não existem condições de segurança para a circulação automóvel.

O presidente da Câmara de Penacova, Álvaro Coimbra, apelou a uma resposta célere por parte da IP, devido aos transtornos causados à população e aos transportes públicos. O autarca sublinhou que a ER110 continua a ser uma ligação essencial para muitos penacovenses que trabalham e estudam em Coimbra, pedindo uma solução o mais breve possível.

De acordo com Nuno Gama, o encerramento deve-se a um deslizamento severo que compromete a plataforma da estrada. A situação só poderá ser resolvida e melhor avaliada quando as condições meteorológicas permitirem a intervenção. A IP disponibilizou à autarquia imagens captadas por drone que evidenciam a gravidade do deslizamento.

Na última sexta-feira, Álvaro Coimbra contactou o Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, explicando a importância da estrada e a necessidade de avançar rapidamente com a resolução do problema.

Entretanto, para minimizar os impactos nos transportes públicos, a Câmara de Penacova disponibilizou um serviço de autocarro que faz o transbordo entre a Foz do Caneiro e a paragem entre a Rebordosa e Louredo, ligando posteriormente às linhas da Busway.