Coimbra

Exército pronto para as cheias na região de Coimbra

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 03-02-2026

Imagem: Exército Português / Facebook

A 3 de fevereiro, o dispositivo do Exército Português empenhado nos quatro distritos e 13 municípios afetados por risco de cheias contabiliza 1.171 militares, 102 viaturas ligeiras, 122 viaturas pesadas, 12 máquinas de engenharia, 15 geradores, 16 motosserras, 5 sistemas Starlink e 1 módulo de comunicações, garantindo prontidão para intervenção rápida.

PUBLICIDADE

publicidade

No distrito de Coimbra, o Exército assegura operações de intervenção e limpeza, vigilância preventiva e um forte pré-posicionamento de meios de evacuação e apoio sanitário. O objetivo é garantir a pronta evacuação de populações, prestar apoio sanitário imediato, reforçar a vigilância preventiva e assegurar capacidade de resposta rápida a cenários de cheias.

O empenhamento por município detalha-se da seguinte forma: Penela – Pelotão de Intervenção para desobstrução e limpeza; Coimbra – 6 equipas de evacuação de pessoal, 5 equipas de botes, Posto Médico Avançado, capacidade de alojamento para 42 pessoas e 140 camas de campanha; Montemor-o-Velho – Patrulhas de vigilância; Alfarelos – 2 patrulhas de vigilância e dissuasão.

O Exército Português continuará a acompanhar a evolução da situação, mantendo-se pronto para reforçar o apoio sempre que solicitado pelas autoridades competentes.