Vários distritos de Portugal continental, bem como os arquipélagos da Madeira e dos Açores, encontram-se a partir de hoje sob avisos meteorológicos devido à passagem da depressão Leonardo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, os efeitos desta depressão começarão a sentir-se inicialmente no Baixo Alentejo e Algarve, com a aproximação de um sistema frontal a partir do final da tarde desta terça-feira, 3 de fevereiro.
Prevê-se precipitação persistente e por vezes forte, acompanhada de vento intenso, com rajadas que podem atingir cerca de 75 km/h no litoral a sul do Cabo Mondego e até 95 km/h nas terras altas.
Durante o dia de amanhã, o sistema frontal irá estender-se gradualmente às restantes regiões do continente, sendo expectável que o período mais crítico, com maiores valores de precipitação acumulada e vento mais forte, ocorra na noite de quarta( 4/02) para quinta-feira (5/02).
Distritos sob aviso amarelo por chuva:
- Faro, Setúbal e Beja: entre as 18:00 de hoje e as 15:00 de quarta-feira, e novamente entre as 21:00 de quarta-feira e as 09:00 de quinta-feira.
- Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Coimbra e Portalegre: entre as 21:00 de quarta-feira e as 09:00 de quinta-feira.
Avisos por vento forte:
Os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa e Leiria estarão também sob aviso amarelo entre as 21:00 de hoje e as 12:00 de quarta-feira, e novamente entre as 06:00 e as 15:00 de quinta-feira, devido a rajadas que podem atingir 70 a 80 km/h, chegando aos 95 km/h nas zonas montanhosas.
As autoridades recomendam especial atenção à circulação rodoviária, atividades marítimas e zonas mais expostas, face ao risco de inundações, queda de ramos ou estruturas e forte agitação marítima.