Uma parte de um muro na zona do Cabo Mondego cedeu esta terça-feira, 3 de fevereiro, numa área que já apresentava sinais de degradação.
Em declarações ao Notícias de Coimbra, a presidente da Junta de Freguesia de Buarcos, Rosa Baptista, apelou à população para que evite aproximar-se do local e não circule na zona, pedindo ainda uma atenção redobrada por razões de segurança.
Recorde-se que um buraco de grandes dimensões abriu-se na madrugada de 5 de janeiro na marginal de Buarcos, junto ao antigo restaurante Teimoso, na Figueira da Foz, devido à forte ondulação que tem afetado a costa.
O local foi imediatamente vedado, garantindo a segurança de moradores e transeuntes, enquanto as autoridades continuam a monitorizar a área.
Na sequência do incidente, técnicos da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) visitaram na terça-feira, 13 de janeiro, a arriba da Praia do Teimoso para avaliar a situação. A visita contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Pedro Santana Lopes, dos vereadores executivos Manuel Domingues e Ricardo Silva, bem como de técnicos do Departamento de Obras, Planeamento e Gestão Urbana.
O objetivo da inspeção foi analisar os danos no passeio junto ao muro, provocado pelo abatimento significativo registado na semana passada, e definir a solução de intervenção mais adequada, garantindo a resolução célere do problema.