O maior movimento mundial de Afrobeats e Amapiano, o Afro Nation Portugal, reforça a antecipação do verão com o anúncio da terceira vaga de artistas. A caminho da sua sexta edição, que decorre de 3 a 5 de julho, o festival acrescenta agora ao cartaz quase 20 novos nomes, entre os quais se destacam dois novos cabeças de cartaz: Burna Boy e Uncle Waffles.
Considerado um dos artistas africanos mais influentes de sempre, Burna Boy transforma cada passagem pelo Afro Nation num momento de referência. No verão passado, o artista nigeriano apresentou o seu mais recente álbum, No Sign of Weakness, diretamente da areia da Praia da Rocha, num espetáculo que ficou marcado na memória do público. Desde então, a expectativa em torno do seu regresso tem vindo a crescer, intensificada pela partilha de enigmáticos teasers de “Burna Nation” nas redes sociais, acompanhados pelas coordenadas de Portimão, que levaram a comunidade Afro Nation, a nível global, a especular.
Com presença no Afro Nation desde a sua edição inaugural, em 2019, o percurso de Burna Boy acompanha de perto a consolidação do festival no panorama internacional. Artista com capacidade para esgotar estádios e bater recordes de audiência a nível global, a sua participação regular reflete a relevância do Afro Nation enquanto plataforma de projeção da música africana. O festival afirma-se como um dos principais pontos de encontro da diáspora africana, reunindo artistas e público num evento que vai além do formato tradicional de concerto.
No Palco LIT, Burna Boy é acompanhado por vários artistas que integram a nova vaga da música africana contemporânea, entre os quais R2Bees, Wande Coal, Joshua Baraka e Mavo. Este anúncio reforça um cartaz que já inclui os cabeças de cartaz Asake e Wizkid, atualmente com forte expressão nas plataformas de streaming, bem como Tyla e os convidados especiais Gunna e Kehlani.
No Palco Piano People, o Afro Nation assinala o regresso de Uncle Waffles, uma das figuras centrais do movimento Amapiano. A artista sul-africana tem sido presença regular em momentos de destaque do festival e desempenhou um papel relevante na projeção internacional deste género musical. Após uma digressão internacional e a realização do primeiro evento Piano People na África do Sul, Uncle Waffles regressa a Portugal integrando novamente o cartaz do Afro Nation.
O Palco Piano People conta ainda com a participação de vários nomes de referência da cena Amapiano, incluindo Kelvin Momo, DJ Lag, DJ Tshegu, Felo Le Tee, JAZZWRLD & Thukuthela, Njelic, Nkosasana Daughter, Que DJ, Royal Musiq, Scotts Maphuma, Skyla Tylaa e Success SA, todos anunciados nesta fase.
Para além da programação musical, o Afro Nation Portugal anunciou o lançamento de novos Travel Packages, que incluem bilhete para o festival e alojamento entre 1 e 6 de julho. Estão disponíveis quatro opções distintas — The Zen Den and Hangout, The House Of All Nations, The Marina Drip e The Flex — permitindo aos participantes escolher diferentes formatos de estadia.
Com mais anúncios previstos, o Afro Nation Portugal 2026 prepara-se para uma nova edição de grande dimensão. O festival decorre de sexta-feira, 3, a domingo, 5 de julho de 2026, na Praia da Rocha, em Portimão, com bilhetes Golden, VIP e GA, bem como os Travel Packages, disponíveis
CARTAZ (ATÉ AO MOMENTO):
Palco LIT: Burna Boy – Asake – Wizkid – Tyla – Gunna – Kehlani – Mariah the Scientist – Olamide – Ludmilla – Niska – R2Bees – Theodora – Wande Coal – Awilo Longomba – Bien – Darkoo – Denden – Djodje – Joshua Baraka – Mavo – Young Jonn
Palco Piano People: Madumane (aka DJ Maphorisa) – Uncle Waffles – Focalistic – Kelvin Momo – Amaroto – Daliwonga – DJ Lag – DJ Tshegu – Felo Le Tee – JAZZWRLD & Thukuthela – LeeMcKrazy – Mawhoo – Mellow & Sleazy – Njelic – Nkosasana Daughter – Que DJ – Royal Musiq – Scotts Maphuma – Skyla Tylaa – Success SA – Zee Nxumalo