As comunicações móveis da NOS foram repostas em todas as sedes de concelho e a maioria dos serviços fixos foi recuperada, na sequência do impacto do mau tempo, indicou hoje à Lusa fonte oficial da operadora.
“As operações de restabelecimento das comunicações da NOS, nas zonas mais impactadas pela depressão Kristin, continuaram durante todo o fim de semana”, salientou a mesma fonte.
Neste momento, “as comunicações móveis já foram repostas em todas as sedes de concelho” e “também a maioria dos serviços fixos já foi recuperada, pelo que muitos dos clientes já terão acesso a comunicações fixas, caso tenham energia nas suas casas”, prosseguiu fonte oficial da NOS, ao fazer o balanço.
As equipas da NOS “continuam no terreno a trabalhar, 24 sobre 24, em plena articulação com a Proteção Civil e forças de Segurança, e tudo estão a fazer para normalizar a situação, para todos os clientes, o mais rapidamente possível”, concluiu.
Nove pessoas morreram desde a semana passada na sequência do mau tempo: a Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois três óbitos registados por quedas de telhados (durante reparações) ou intoxicação com origem num gerador.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal, que provocou algumas centenas de feridos e desalojados.
Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.
O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 69 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.