Coimbra

Tropa pronta “para a guerra” em Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 02-02-2026

Imagem: Exército Português

O Exército português informou que, no âmbito do apoio às autoridades civis e em coordenação com entidades competentes, manteve e reforçou as operações no distrito de Coimbra no dia 1 de fevereiro, com ações direcionadas à evacuação de pessoas, limpeza e remoção de escombros, garantindo apoio direto em áreas prioritárias.

PUBLICIDADE

publicidade

No quadro do dispositivo global do dia 1, estavam 375 militares no terreno e 281 em prontidão, totalizando 656 militares mobilizados para apoiar as populações e as autoridades civis. Estão no terreno equipas de evacuação de pessoal: apoiam a deslocação e evacuação de pessoas em situação de vulnerabilidade ou em áreas de risco, em coordenação com a Proteção Civil e autoridades locais e um pelotão de remoção de escombros e limpeza: desobstrui vias e espaços operacionais, garantindo a acessibilidade dos serviços de socorro e restabelecendo condições básicas de circulação e segurança.

Para reforçar a capacidade de resposta, estão previstos pré-posicionamento de dois botes em Coimbra, para apoio em zonas inundadas ou situações que exijam travessias. Pré-posicionamento do Agrupamento Sanitário, aumentando a prontidão médica e o apoio em operações prolongadas.

O Exército reforça que se mantém disponível para ajustar o dispositivo conforme a evolução da situação e as prioridades definidas pelas autoridades competentes.

Veja a fotogaleria: