A Câmara Municipal de Coimbra publicou um conjunto de medidas preventivas para enfrentar possíveis cheias, indicando os locais de concentração e apoio a que cada freguesia deve recorrer em caso de inundação.
Para as freguesias de São Martinho da Árvore e Lamarosa, São Silvestre e São João do Campo, o ponto de apoio será a EB 2/3 de São Silvestre.
Os habitantes de Antuzede e Vil de Matos, Trouxemil e Torre de Vilela, Eiras e São Paulo de Frades e Pedrulha devem dirigir-se para as Caves de Coimbra.
Os residentes na União de Freguesias de Coimbra e Santo António dos Olivais têm como locais de referência as Escolas Secundárias Dona Maria II e Avelar Brotero.
Para as freguesias de Torres do Mondego e Ceira, a zona de apoio é a Casa do Povo de Ceira, enquanto para Conraria, Santa Clara e Castelo Viegas o ponto indicado é o Pavilhão Desportivo de Santa Clara.
Os habitantes de São Martinho do Bispo devem dirigir-se à EB 2/3 Inês de Castro, e os habitantes de Ribeira de Frades, Taveiro, Ameal e Arzila têm como local de apoio a EB 2/3 de Taveiro.
A Câmara alerta ainda para a importância de preparar um kit de emergência, que permita uma evacuação rápida e contenha roupa, medicação e documentos essenciais.