Portugal
Herói improvável! Pedreiro aposentado salva aldeias isoladas durante tempestade
Imagem: TVI
Quando a tempestade atingiu Ferreira do Zêzere, muitos moradores ficaram isolados entre o Casal das Aboboreiras e o Casal Novo. Mas Carlos Alberto, pedreiro aposentado de 70 anos, não esperou por ajuda.
Na manhã seguinte ao temporal, percebeu que um tronco gigante bloqueava o caminho entre as aldeias, impedindo a passagem. Sem hesitar, pegou no trator e, com a ajuda de vizinhos, cortou árvores e abriu caminho, evitando que os habitantes ficassem completamente encurralados.
“Nós somos uma dúzia aqui, e estávamos isolados sem forma de seguir para Tomar, mas os vizinhos de lá nem sair de casa conseguiam”, afirma. “Até agora ainda não apareceu mesmo ninguém para dar uma ajuda. Nada. Têm sido só os moradores, tivemos de fazer isto com as nossas mãos”, conta Carlos, que passou horas com motosserras e martelos a limpar o caminho, referiu à TVI.
Graças à sua iniciativa, os moradores conseguiram recuperar o acesso às suas casas e aos serviços essenciais, mesmo com telhas caídas, cabos elétricos partidos e árvores derrubadas.
Carlos Alberto transformou coragem em ação: onde ninguém mais foi, ele garantiu segurança e evitou um isolamento ainda maior durante a tempestade.