Uma antena de telecomunicações de emergência vai ser instalada em Pedrógão Grande, para repor a rede móvel, que foi afetada devido ao mau tempo, anunciou hoje o Serviço Municipal de Proteção Civil.
Numa informação colocada, pelas 14:10, nas suas redes sociais, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Pedrógão Grande divulgou que “vai ser instalada nas próximas horas uma antena de telecomunicações de emergência para reposição da rede móvel”.
Num ponto de situação à população sobre o estado do concelho depois de ter sido atingido, na madrugada de quarta-feira, pela depressão Kristin, aquele serviço explicou que “apenas o centro da vila de Pedrógão Grande se encontra com rede elétrica, garantindo o funcionamento do lar e unidade de cuidados continuados da Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande, o centro de saúde, o quartel do Bombeiros Voluntários” e o posto territorial da Guarda Nacional Republicana.
“A E-Redes continua no terreno, sendo que ainda não é possível prever quando a rede ficará restabelecida”, referiu.
Quanto às principais vias rodoviárias – Itinerário Complementar 8, estradas nacionais 2 e 236-1, Estrada Regional 236 e caminho municipal 1160 “encontram-se desobstruídas”, advertindo que há “limitações e presença de obstáculos em vários locais”.
“As restantes vias secundárias encontram-se a parcialmente restabelecidas, encontrando-se as equipas no terreno a proceder às intervenções necessárias”, esclareceu a Proteção Civil, assinalando ainda que, embora o fornecimento de água esteja garantido, “podem ocorrer constrangimentos”.
Nesse sentido, reiterou o apelo para “o uso responsável e racionado da água, evitando consumos excessivos”.
As escolas vão manter-se fechadas e, no que diz respeito à recolha de resíduos, esta está com constrangimentos, pelo que se pede aos munícipes que não depositem resíduos fora dos contentores, para “evitar riscos para a saúde pública e facilitar o trabalho das equipas no terreno”.
“A equipa de Ação Social encontra-se no terreno a auscultar as necessidades da população, com especial atenção às pessoas mais vulneráveis”, tendo sido aberta na quinta-feira uma zona de concentração e apoio à população, para realojar transitoriamente pessoas com necessidades.
A Proteção Civil Municipal pede também à população que evite deslocações desnecessárias, colabore com as autoridades e esteja atenta aos vizinhos, em especial às pessoas mais vulneráveis.
Hoje, o município do norte do distrito de Leiria lançou um apelo para a doação de lonas e material de cobertura para as habitações danificadas pelo mau tempo.
A Câmara de Pedrógão Grande, através das redes sociais, deixou um apelo ao “humanitarismo, à solidariedade e ao apoio de todos os portugueses, de forma a ajudar a população do concelho mais afetada pela Depressão Kristin a ultrapassar esta grave e inimaginável situação de crise”.
Pediu ainda que os donativos sejam entregues no armazém municipal, instalado na Zona Industrial de Pedrógão Grande.