Cedro de grandes dimensões cai sobre casa onde dormia uma mulher acamada de 87 anos.
As fortes rajadas de vento da madrugada de quarta-feira em Vila Pouca, freguesia de Cernache, causou estragos consideráveis no telhado de uma habitação. O motivo foi a queda de um cedro de grandes dimensões que, para além da casa, causou danos materiais numa viatura automóvel que se encontrava estacionado junto ao edifício.
Em declarações ao Notícias de Coimbra, o neto da principal moradora lembrou que a árvore só não entrou dentro de casa por milagre. Ou, dito de outra forma, a construção antiga já tinha um piso entre o telhado e os espaços de uso dos moradores.
Foi esse mesmo piso que evitou uma tragédia maior: junto à varanda, onde parte da árvore ainda provocou estragos, estava uma mulher acamada de 87 anos.
Assim que tomou noção da gravidade da situação, a namorada do neto – que se encontrava a dormir noutro quarto – assumiu como prioridade “colocar a avó em segurança, chamando a mãe e tirando-a imediatamente daqui das proximidades onde estavam os ramos da árvore”.
Clique nas imagens e veja a extensão dos estragos na habitação












Assim que a segurança da mulher ficou garantida, o passo seguinte foi chamar a Proteção Civil ao local para, em conjunto com os bombeiros, “tirar tudo (da rua) sem danificar mais alguma coisa”. “A estrada esteve cortada nesse dia até às 19:00”, disse Rui Alexandre.
Ao mesmo tempo que a árvore era cortada e retirada da estrada, os bombeiros preparam-se para colocar um plástico na estrutura mais atingida pela árvore de grandes dimensões. Só que a opção acabou por não se revelar a mais adequada, pois nessa madrugada a água da chuva infiltrou-se nas paredes e caiu em muitas das zonas da casa.
Na quinta-feira, 29 de janeiro, o apoio dos amigos foi fundamental para colocar um telhado improvisado no prédio e, dessa forma, evitar danos maiores. “A pancada da árvore causou muitas fissuras nas paredes de toda a casa”, afirmou.
Mas as preocupações continuam, já que em frente está um freixo de grandes dimensões que, com a previsão de novos fenómenos meteorológicos, pode colocar em causa não só esta habitação mas também outros prédios vizinhos.
Veja o Direto NDC com Rui Alexandre
You must be logged in to post a comment.