Empresas

Funcionários do Tertúlia de d’Eventos com água “pelo joelho”

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 horas atrás em 30-01-2026

O espaço Tertúlia de d’Eventos, situado na margem esquerda do Rio Mondego, na zona de Santa Clara, em Coimbra, encontra-se completamente isolado e inundado, devido à subida do caudal do rio. A água, que já começou a baixar, provocou danos significativos no estabelecimento, que abre ao público aos sábados e domingos e funciona por reservas durante a semana.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo Catarina Ribeiro, funcionária do espaço, esta é a quarta inundação nos últimos 10 anos: “Sim, esta já é a quarta inundação em 10 anos”.

A área alagada fica concentrada devido a um portão blindado instalado nas imediações, que impede o escoamento natural da água para as ruínas do convento próximo: “Acaba por impedir que esta água escoe com mais facilidade”, explicou Catarina.

O piso inferior do espaço está submerso, com água “pelo joelho”, e algumas instalações, como a cozinha, ficaram disfuncionais. Felizmente, a equipa conseguiu retirar equipamentos e alimentos para áreas mais altas: “Conseguimos tirar a maior parte de tudo ontem. Os equipamentos ainda estão lá, mas os alimentos conseguimos salvaguardar”, acrescentou.

A inundação é agravada pela confluência de águas do rio Ceira e pelo aumento da maré, fatores que fogem ao controlo dos responsáveis locais. A previsão indica chuva intensa até 9 de fevereiro, o que pode piorar a situação: “Enquanto não sair a água aqui nas imediações, não podemos escoar para lado nenhum, porque ela está sempre a entrar”, explicou Catarina.

Devido às condições, o Tertúlia de d’Eventos teve de cancelar reservas e não poderá abrir este fim de semana: “Nem sabemos quando é que poderemos abrir. Tivemos que cancelar reservas precisamente por estar assim”, disse a funcionária.