Portugal

Cuidado! Nova tempestade a caminho

Notícias de Coimbra | 21 minutos atrás em 29-01-2026

Portugal continua a ser afetado por um Atlântico muito ativo. Depois das tempestades Ingrid, Joseph e Kristin, uma nova depressão vai chegar ao território no domingo, trazendo chuva intensa e generalizada, especialmente na madrugada de segunda-feira.

PUBLICIDADE

publicidade

Até ao final da tarde desta quinta-feira, a precipitação mantém-se em grande parte do país, com intensidade fraca a moderada. Os distritos de Portalegre, Santarém e Évora serão os mais afetados nesta fase, embora sem registos de acumulados significativos. À noite, o centro e a região da Grande Lisboa poderão ter períodos de abertas, situação que se prolongará pontualmente ao Alentejo durante a madrugada.

A trégua será curta. Na manhã de sexta-feira, a nebulosidade aumenta em todo o país e a chuva regressa ao Norte, inicialmente nos distritos costeiros de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra. A partir das 9:00, a precipitação intensifica-se e avança para o interior Norte e Centro, podendo atingir acumulados horários superiores a 7 mm/h, refere a Meteored.

Na Serra da Estrela, a precipitação pode chegar sob a forma de neve acima dos 1100/1200 metros, com valores horários superiores a 6 cm. No Alentejo, a chuva será mais fraca e irregular, especialmente em Portalegre.

O vento também se vai intensificar, com rajadas até 100 km/h na Serra da Estrela e rajadas próximas ou superiores a 70 km/h ao longo da faixa costeira do Norte e Centro. Durante a noite, a neve poderá regressar aos distritos de Vila Real, Braga e Viana do Castelo, prolongando-se até às primeiras horas de sábado.

No sábado, a precipitação tende a diminuir significativamente, tornando este um dos dias menos chuvosos das últimas semanas. Mas a estabilidade será temporária.

Durante a madrugada e manhã de domingo, um novo sistema frontal traz novamente chuva ao país. A partir das 17:00 a tempestade inicia-se no Algarve e espalha-se ao resto do território, atingindo o seu pico na madrugada de segunda-feira. Espera-se chuva forte e generalizada, acompanhada de vento intenso, com um núcleo depressivo a noroeste a impulsionar grandes quantidades de humidade atlântica para Portugal continental.

As regiões do litoral e do Norte e Centro do país serão as mais afetadas, com a precipitação organizada em bandas ativas e um gradiente de pressão acentuado que aumentará a intensidade do vento.

Portugal volta assim a enfrentar mais um episódio meteorológico adverso, mantendo-se a atenção das autoridades e a necessidade de precaução por parte da população.