A Câmara Municipal de Góis, no distrito de Coimbra, ativou hoje o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, com efeitos a partir das 11:00, em decorrência de problemas causados pelo mau tempo.
A decisão foi tomada “em virtude das consequências da passagem da depressão Kristin pelo concelho de Góis, que causou danos em várias infraestruturas da rede de distribuição de energia elétrica e comunicações”.
A resposta veio ainda devido as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que indicam a “continuação de condições meteorológicas adversas nas próximas horas”, referiu a autarquia, num comunicado enviado hoje à agência Lusa.
O mau tempo está a provocar cheias e inundações que afetam todo o concelho, bem como o funcionamento parcial da comunidade, com alguns serviços indisponíveis.
O município acrescentou que o serviço de telecomunicações já está suspenso há mais de 24 horas, e que toda a freguesia de Alvares se encontra sem energia elétrica.
A passagem da depressão Kristin pelo território português, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos seis mortos, vários feridos e desalojados.
Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.
Leiria, por onde a depressão entrou no território do continente, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.
O Governo anunciou que vai decretar situação de calamidade nas zonas mais afetadas pela tempestade.