Portugal
Santuário de Fátima arruinado por causa do mau tempo mas Capelinha das Aparições escapa aos estragos
Imagem: Santuário de Fátima/ Facebook
O Santuário de Fátima continuou a sua atividade e dinâmica celebrativa normalmente, apesar dos danos provocados pelo temporal Kristin, que atingiu a região durante a madrugada de quarta-feira, 28 de janeiro, com rajadas de vento de até 140 km/h.
O vento derrubou dezenas de árvores em vários pontos do recinto, com destaque para os cedros e pinheiros das alamedas do Recinto de Oração, além de quedas registadas nas traseiras da Basílica de Nossa Senhora do Rosário e na área de Valinhos.
No que diz respeito ao património edificado, algumas infraestruturas já estão a ser reparadas. Importa salientar que a Capelinha das Aparições e a centenária azinheira não sofreram quaisquer danos.
O acesso ao Recinto de Oração permanece totalmente desobstruído, e desde manhã cedo decorrem trabalhos de remoção de árvores, limpeza e manutenção, que se vão prolongar nos próximos dias para garantir a segurança dos visitantes e peregrinos.
O Santuário assegura que a programação das celebrações não foi afetada e apela à população para continuar a visitar o local com segurança.