Os Jardins da Quinta das Lágrimas, em Coimbra, estão encerrados ao público desde quarta-feira, 28 de janeiro, na sequência dos estragos provocados pela passagem da depressão Kristin e do alerta vermelho emitido para o distrito de Coimbra.
Em comunicado, a administração do espaço histórico explica que a decisão foi tomada por razões de segurança, depois de o mau tempo ter causado vários danos no interior dos jardins.
Entre os principais estragos registados contam-se árvores e ramos derrubados, zonas inundadas, caminhos alagados e muros afetados por enxurradas. As áreas envolventes da Figueira e da emblemática Fonte dos Amores estão entre as mais atingidas, com queda de vegetação de grande porte.
As equipas encontram-se no terreno a avaliar prejuízos, remover destroços e proceder a trabalhos de limpeza e estabilização, não havendo ainda previsão para a reabertura ao público.
A gestão dos Jardins da Quinta das Lágrimas sublinha que o espaço só voltará a receber visitantes quando estiverem garantidas todas as condições de segurança, apelando à compreensão de todos e recomendando precaução enquanto se mantiver a instabilidade meteorológica.