Educação

Mira suspende aulas e fecha escolas

Notícias de Coimbra | 57 segundos atrás em 28-01-2026

Imagem: Agrupamento escolas de mira

O Município de Mira ativou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido à previsão de condições meteorológicas adversas para a região, emitidas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

PUBLICIDADE

publicidade

A decisão foi tomada pelo Presidente da Câmara, após reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, às 19:22, e visa reforçar a prevenção e a segurança da população face ao agravamento do estado do tempo.

No âmbito desta ativação, foram definidas várias medidas preventivas. Os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Mira permanecerão encerrados no dia 28, como medida de proteção.

Além disso, várias estradas florestais e vias urbanas estarão encerradas entre a 01:00 e as 07:00, devido ao risco de queda de árvores, incluindo a Variante Norte entre a Zona Industrial e a Barra de Mira, a estrada entre o Largo da Feira de Portomar e a rotunda da Praia de Mira, e outras vias de acesso a Miravillas/Miroasis e à Casa do Guarda Marques. A Rua Dr.ª Manuel Estrela, correspondente à estrada da obra do Frei Gil, estará também encerrada por se encontrar submersa.

A autarquia alerta ainda para situações de risco previsíveis, como cortes gerais de energia elétrica, falhas nos sistemas de comunicações fixas e móveis e interrupções no abastecimento de água potável.

A Câmara Municipal apela à população para evitar deslocações desnecessárias, reforçar ou prender estruturas suscetíveis de serem deslocadas pelo vento e adotar todas as medidas de autoproteção recomendadas, cumprindo rigorosamente as indicações da Proteção Civil, de forma a garantir a segurança de pessoas e bens.