Responsável pela Proteção Civil Municipal de Montemor-o-Velho mostra alguma preocupação para os próximos dias.
Hélder Araújo reconhece que os próximos dias serão de forte preocupação no concelho de Montemor-o-Velho. Se, neste momento, já há alguns locais de acesso cortado, devido à subida do caudal dos rios “velho” e “novo” do Mondego, a previsão é de que para o final da semana a situação pode piorar.
Em entrevista ao Notícias de Coimbra, o responsável pela Proteção Civil Municipal referiu que no dia de terça-feira os caudais dos rios Mondego e seus afluentes já são elevados e “as previsões de novas precipitações elevadas durante os próximos dias e na próxima semana” deixam antever dias difíceis no Baixo Mondego.
“Temos algumas vias secundárias já cortadas e interditas à circulação. Geralmente, as zonas históricas reincidentes nestas áreas já se encontram cortadas”, disse.
O responsável espera que as barragens e todo o sistema hidrológico tenha poder de encaixe, bem como as zonas ribeirinhas do concelho. “Temos que ir monitorizando e acautelando as populações que têm os bens mais próximos destas zonas inundáveis”, frisou.
Antes das cheias, os serviços municipais estão bastante preocupados com a tempestade prevista para a madrugada de quarta-feira, principalmente entre as 03:00 e as 06:00, e que apontam para “um novo Leslie”, como aconteceu em 2018, ou “até pior”.
Veja a entrevista NDC com Hélder Araújo