Coimbra

Há estradas fechadas no Cabouco e habitantes temem ficar isolados

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 hora atrás em 27-01-2026

O Notícias de Coimbra esteve esta tarde, 27 de janeiro, no Cabouco, onde a população se mostra bastante preocupada com a intensidade da chuva e a possibilidade de novas cheias. A aldeia, situada junto ao Rio Ceira, já tem um histórico de inundações graves.

PUBLICIDADE

publicidade

Um morador local explicou a gravidade da situação: “Chove com alguma intensidade, para, mas esta chuva é sempre uma preocupação nesta zona, que já é histórica pelas inundações. É uma aldeia que, quando a cheia vem, fica sem saída para Coimbra ou para lado nenhum.”

O risco de danos materiais também é elevado. Segundo o morador, algumas cheias já atingiram mais de dois metros de água, afetando garagens e outros bens: “Temos principalmente numa garagem onde já subiu dois metros de água. Estragou-se muita coisa. É umas cheias que, quando fazem descargas em certas barragens, havia de ter um bocadinho mais cuidado para evitar estas coisas.”

O isolamento da aldeia é outro fator de preocupação. Atualmente, apenas uma das quatro vias de acesso está aberta, aumentando o risco em caso de subida rápida do rio: “Duas delas estão todas fechadas. Neste momento temos uma saída muito apertada por cima desta garagem que temos. Se esta parte inundar, é preocupante, principalmente para os moradores da parte de baixo, que gastam muito material e sofrem repetidamente.”

Esta manhã, um forte dispositivo de prevenção foi ativado. Bombeiros Sapadores e Voluntários de Coimbra e Brasfemes deslocaram-se ao local, trazendo inclusive um barco, já utilizado em anos anteriores para retirar pessoas das suas casas. O morador alertou: “Se continuar o tempo como previsto até domingo, é natural que isto ainda se agrave e possa ser uma das maiores cheias de sempre, mas só o tempo dirá.”

Ao longo do dia, o dispositivo foi reduzido, com o rio a dar sinais de acalmia, enquanto o vereador da Proteção Civil e o Presidente da Junta de Freguesia se deslocaram ao local para avaliar a situação.

Os moradores permanecem atentos e receosos, conscientes de que qualquer nova intensificação da chuva pode colocar novamente as casas e os bens em risco.

https://youtu.be/AlLc35X5DW0