Coimbra

Explosão sacode Coimbra e faz portas e janelas tremerem a 4 km. Foi confundida com “tremor de terra”

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 19 minutos atrás em 27-01-2026

Uma explosão num apartamento em Coimbra, ocorrida na manhã desta terça-feira, 27 de janeiro, foi sentida a cerca de 4 quilómetros de distância e deixou cinco pessoas feridas, incluindo dois em estado grave.

PUBLICIDADE

publicidade

O incidente aconteceu por volta das 10:30 e provocou estrondos que chegaram a várias zonas da cidade. “Estávamos no Moinho Velho a tomar o café e de repente ouvimos um estrondo, as portas abanaram todas, pensámos que era um tremor de terra”, contou Luísa, que se encontrava com a amiga Sofia na zona da Solum, a cerca de quatro quilómetros do prédio.

A confusão inicial deu lugar à constatação do ocorrido. “Entretanto, após isso levantámos-nos e quando estávamos a circular na pastelaria já estavam pessoas a dizer que tinha havido uma grande explosão num prédio, na zona ao pé do Continente. E percebemos então que não foi tremor de terra nenhum, que foi efetivamente uma grande explosão, que se ouviu lá, perfeitamente”, acrescentou Luísa.

De acordo com relatos de moradores e testemunhas, o estrondo fez portas e janelas de vidro tremerem violentamente e veículos estacionados na área também sentiram a força da explosão. “Uma senhora na pastelaria disse que o Continente também abanou todo. Isto foi uma coisa mesmo estrondosa”, disse Sofia.

Segundo informações oficiais, cinco pessoas ficaram feridas: um homem de 38 anos ficou soterrado sob os escombros e precisou de ser retirado, enquanto uma senhora de cerca de 70 anos também foi hospitalizada.

A ocorrência mobilizou bombeiros, PSP e serviços de emergência para garantir a segurança do local e avaliar os danos estruturais do edifício.