Coimbra

Bombeiros em alerta no Cabouco. Águas do Rio Ceira ameaçam casas

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 horas atrás em 27-01-2026

As autoridades hidrológicas portuguesas registaram esta terça-feira, 27 de janeiro, um aumento significativo dos níveis de água no Rio Ceira, na estação de medição da Ponte Cabouco, concelho de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo os dados do portal InfoÁgua da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o nível hidrométrico naquele ponto atingiu 3,55 metros, com um caudal de 170,33 m³/s às 9:00 — indicadores utilizados para monitorizar eventuais cheias fluviais.

Este tipo de medição é acompanhado em tempo real para avaliar a evolução das massas de água e o risco de inundações junto aos leitos dos rios. O portal é uma ferramenta pública que agrega informação sobre eventos de cheias, seca hidrológica e qualidade das águas em Portugal, acessível gratuitamente pela população e serviços de proteção civil.

A região tem estado sob atenção da Proteção Civil, que já em comunicado alertou para o risco hidrológico crescente na bacia do Rio Mondego e seus afluentes — entre os quais se inclui o Rio Ceira — devido à precipitação que se tem verificado nos últimos dias. Segundo as autoridades, estes caudais elevados poderão manter-se nas próximas horas/dias e afetar áreas historicamente vulneráveis nos concelhos de Coimbra, Soure e Montemor-o-Velho.

É o caso da aldeia do Cabouco, em Coimbra, que sempre que chove com intensidade vê-se fustigada com as cheias e com o estado de prontidão caso seja necessário evacuar a zona.