Um octogenário foi encontrado “em mau estado de saúde” na cave de uma casa sem janelas e sem casa de banho em Helsínquia, onde vivia há pelo menos 20 anos, indicou hoje a polícia finlandesa.
Foi aberta uma investigação, por suspeita de exploração de estado de toxicodependência e dois homens e uma mulher, todos sexagenários, foram detidos e libertados mais tarde, segundo a polícia.
Os dois homens suspeitos e o idoso conhecem-se, mas não são familiares, precisou a polícia de Helsínquia.
A investigação visa esclarecer se outras pessoas residentes na mesma casa são culpadas “de tráfico humano, explorando a dependência de drogas do homem e submetendo-o a condições de vida humilhantes, possivelmente para obter lucro financeiro”.
O idoso foi encontrado na segunda-feira na habitação situada no distrito norte da capital finlandesa, durante buscas, e o seu estado de saúde “exigia assistência imediata”.
A cave em que residia consistia numa “divisão sem janelas, sem acesso a instalações sanitárias e sem possibilidade de preparar refeições”, descreveu a polícia.
“Vivia nestas condições há pelo menos 20 anos”, disse o inspetor-chefe Jari Korkalainen, que lidera a investigação, sublinhando tratar-se de um caso excecional.
Com o passar do tempo, “a saúde desta pessoa deteriorou-se”, afirmou.
O octogenário foi entregue às autoridades competentes, segundo o responsável policial.