O tempo no fim de semana de 24 e 25 de janeiro continuará a ser dominado por instabilidade meteorológica, com precipitação sob várias formas e condições adversas em grande parte do território continental.
A influência da depressão Ingrid promete um episódio de inverno pouco comum em Portugal, com chuva, granizo, neve e vento forte, além de agitação marítima severa.
PUBLICIDADE
“Praticamente todo o tipo de hidrometeoros podem ocorrer”, indicam as previsões da Luso Meteo, apontando para um início de sábado “muito instável”, sobretudo durante a madrugada e manhã.
O dia 24 será o mais crítico do fim de semana. Estão previstos aguaceiros fortes, por vezes acompanhados de granizo e trovoada, especialmente no litoral Norte e Centro. A queda de neve poderá ocorrer a partir dos 400 a 500 metros no Norte e dos 650 a 750 metros no Centro e Sul, subindo gradualmente ao longo do dia.
O vento será outro fator de desconforto, soprando moderado a forte, com rajadas que podem atingir os 75 km/h, e localmente até 100 km/h no litoral a sul do Cabo Carvoeiro.
“A sensação térmica será muito desagradável”, com temperaturas aparentes bastante inferiores às registadas nos termómetros. No Porto, por exemplo, “8 °C podem traduzir-se numa sensação de apenas 5 °C”, enquanto em Lisboa “a sensação térmica poderá ser inferior a 5 °C devido ao vento intenso”.
Este episódio destaca-se também pela intensidade da neve, sobretudo nas terras altas.
“Este será de facto um nevão notável, como não vemos há uns bons anos em Portugal”, referem as previsões, sublinhando que a Serra da Estrela continuará a registar queda de neve, mesmo quando o tempo começar a melhorar.
A situação no mar é igualmente preocupante. A Costa Ocidental encontra-se sob aviso vermelho, devido à agitação marítima muito significativa.
São esperadas “ondas superiores a 8 a 10 metros e vagas que podem ultrapassar os 15 metros”, segundo a informação divulgada, com a temperatura da água do mar a rondar os 12 a 14 °C.
No Algarve, apesar de condições menos severas, o mar continuará agitado, com ondas até 3 metros.
No dia 25, o cenário meteorológico apresenta uma melhoria gradual. As temperaturas irão subir, tanto as mínimas como as máximas, trazendo um dia “mais ameno e bem mais agradável que o sábado”.
Ainda assim, “o céu manter-se-á muito nublado”, com períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes persistentes, sobretudo no Centro e Sul. A neve deverá restringir-se “aos pontos mais altos da Serra da Estrela”.
A agitação marítima continuará significativa, embora menos intensa, com ondas máximas de 5 a 6 metros na Costa Ocidental.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE