Primeira Página

“Já construí a máquina”: a piscina de ondas surfáveis que pode mudar a Figueira da Foz

Notícias de Coimbra | 3 horas atrás em 22-01-2026

Imagem: Imagem ilustrativa / depositphotos

Um espaço comercial com uma piscina de ondas surfáveis foi apresentado, esta quinta-feira, 22 de janeiro, na reunião do executivo municipal da Figueira da Foz por um munícipe, que defende tratar-se de “um projeto em benefício” para o concelho.

PUBLICIDADE

publicidade

O proponente, António Balsas, de 55 anos, explicou que a ideia passa pela criação de um complexo inovador, avaliado em cerca de 30 milhões de euros, que teria como principal atração uma piscina capaz de gerar ondas para a prática de surf.

PUBLICIDADE

“Já construí a máquina que produz as ondas”, afirmou o mentor do projeto, acrescentando que a sua intenção seria “construir na Morraceira”.

Além da componente desportiva, o espaço incluiria várias valências de lazer e serviços. “Teríamos restauração, quiosques, cabeleireiro, entre outras ofertas”, referiu, sublinhando o potencial turístico e económico do equipamento.

Questionado pelo presidente da Câmara Municipal sobre a existência de investidores interessados, António Balsas foi direto: “Queria ver se o investidor era a Câmara Municipal”.

Pedro Santana Lopes agradeceu a apresentação da proposta, afirmando que a autarquia iria analisar o projeto. “Vamos analisar”, disse o autarca.

Também o vereador do Partido Socialista, João Paulo Rodrigues, considerou a ideia pertinente. “Não é uma ideia descabida, é uma mais-valia”, reconheceu, embora tenha ressalvado que, “para a Câmara, é um investimento pesado”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE